"MENTES CRIATIVAS SÃO CONHECIDAS POR RESISTIREM A TODO TIPO DE MAUS TRATOS."
SIGMUND FREUD

domingo, 5 de setembro de 2010

Os Cisnes


A vida, manso lago azul algumas
Vezes, algumas vezes mar fremente,
Tem sido para nós constantemente
Um lago azul sem ondas, sem espumas,

Sobre ele, quando, desfazendo as brumas
Matinais, rompe um sol vermelho e quente,
Nós dois vagamos indolentemente,
Como dois cisnes de alvacentas plumas.

Um dia um cisne morrerá, por certo:
Quando chegar esse momento incerto,
No lago, onde talvez a água se tisne,

Que o cisne vivo, cheio de saudade,
Nunca mais cante, nem sozinho nade,
Nem nade nunca ao lado de outro cisne!

Júlio Salusse

ESTE POEMA É LINDO, TALVEZ UM DOS MAIS BONITOS QUE JÁ LI, POREM TRATA DE TEMA EVITADO POR MUITOS, O SER HUMANO E SUA FINITUDE, BEM COMO OS SENTIMENTOS E COMPORTAMENTOS RELACIONADOS A ESSE ASSUNTO, E A PSICOLOGIA, COMO A CIÊNCIA QUE SE PROPÕE A ESTUDAR PRINCIPALMENTE OS SENTIMENTOS E COMPORTAMENTOS HUMANOS, NÃO PODERIA SE FURTAR A ESSA DISCUSSÃO. ESTOU LENDO ATUALMENTE UM LIVRO MUITO INTERESSANTE QUE TRATA ESSENCIALMENTE DESSE ASSUNTO: "SOBRE A MOSTE O MORRER", DA DRª ELISABETH KÜBLER-ROSS, E EU SEPAREI O TEXTO QUE SE ENCONTRA NA ORELHA DO LIVRO, PARA DIVIDIR COM TODOS, NA VERDADE EU TINHA ESCRITO UM TEXTO, MAS PERDI TUDO POR CONTA DE VÍRUS, MAS PROMETO DENTRO DESSA SEMANA REESCREVER E PUBLICAR, MAS ENQUANTO ISSO DEGUSTEM ESSA AMOSTRA DESSE LIVRO MARAVILHOSO, QUE RECOMENDO A TODOS.
" AQUELES QUE TIVERAM A FORÇA E O AMOR PARA FICAR AO LADO DE UM PACIENTE MORIBUNDO COM O SILÊNCIO QUE VAI ALÉM DAS PALAVRAS QUE TAL MOMENTO NÃO É ASSUTADOS NEM DOLOROSO, MAS UM CESSAR EM PAZ DO FUNCIONAMENTO DO CORPO.
OBERVAR A MORTE EM PAZ DE UM SER HUMANO FAZ-NOS LEMBRAR UMA ESTRELA CADENTE. É UMA ENTRE MILHÕES DE LUZES DO CÉU IMENSO, QUE CINTILA AINDA POR UM BREVE MOMENTO PARA DESAPERECER NA NOITE SEM FIM. SER TERAPEUTA DE UM PACIENTE QUE AGONIZA É CONSCIENTIZAR-SE DA SINGULARIDADE DE CADA INDIVÍDUO NESTE OCEANO IMENSO DA HUMANIDADE. É UMA TOMADA DE CONSCIÊNCIA DE NOSSA FINITUDE, DE NOSSO LIMITADO PERÍODO DE VIDA.
POUCOS DENTRE NÓS VIVEM ALÉM DOS SETENTA ANOS; AINDA ASSIM, NESSE CURTO ESPAÇO DE TEMPO, MUITOS DE DENTRE NÓS CRIAM E VIVEM UMA BIOGRAFIA ÚNICA E NÓS MESMOS TECEMOS A TRAMA DA HISTÓRIA HUMANA."

ELISABETH KÜBLER-ROSS

Nenhum comentário:

Postar um comentário